Projetos Temáticos

Os chamados projetos P&D - Pesquisa e Desenvolvimento - buscam respostas aos desafios tecnológicos e de mercado a partir da originalidade e a inovação. Monitoramento da biodiversidade, análise e avaliação dos serviços ecossistêmicos e valoração do Capital Natural são as frentes de atuação do IPÊ nesta linha. Utilizando-se de sua expertise em ciência e inovação, o IPÊ busca novas tecnologias que possam identificar e avaliar mais precisamente os resultados dos trabalhos promovidos por empresas e instituições de variados setores, que investem em sustentabilidade.

 

As Unidades de Conservação (UCs) brasileiras, ao mesmo tempo em que são de extrema importância para a proteção da biodiversidade do País e uso sustentável dos recursos naturais, possuem índices baixos de implementação e enfrentam desafios para alcançar seus objetivos de criação. De forma a colaborar com o desenvolvimento dessas áreas protegidas, o IPÊ realiza atividades como elaboração de planos de manejo para essas unidades, capacitações e projetos em parceria com gestores, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), secretarias estaduais, prefeituras e demais organizações ligadas à criação e implementação de UCs.

Desde 2012, o IPÊ vem ampliando a sua área de pesquisa junto a parceiros empresariais, com o objetivo compreender os impactos de suas práticas nos ecossistemas. Desta forma, realizou entre 2012 e 2014, análises da cadeia de produção do Danoninho, produto da empresa francesa Danone, e também desenvolveu estudos sobre água e café no Cerrado para a fabricante Nespresso.